quinta-feira, 24 de junho de 2010

Os benefícios do petróleo

Todo o plástico é feito do petróleo e o plástico é usado em quase toda parte, nos carros, nas casas, nos brinquedos, nos computadores e na roupa. O asfalto usado na construção de estradas é um produto petrolífero como é a borracha sintética nos pneus. A cera de parafina vem do petróleo, como fazem os fertilizantes, os inseticidas, os herbicidas, os detergentes, os registros de fonógrafo, a película fotográfica, a mobília, os materiais de empacotamento, as pinturas e as fibras artificiais usados na roupa, e no revestimento protetor de tapete. O hélio, o enxofre e outros materiais valiosos são produzidos dos poços de petróleo junto com o petróleo próprio. O petróleo é usado principalmente como uma fonte de combustível e de óleos de lubrificação.
Consequentemente, os benefícios do petróleo trouxeram benefícios inumeráveis à civilização humana como uma melhor qualidade de vida, da prosperidade dinâmica e de uma fonte de ingressos aos comerciantes da energia
Mas, e os malefícios?
Os malefícios do petróleo

Os piores danos acontecem durante o transporte de combustível, com vazamentos em grande escala de oleodutos e navios petroleiros. No Brasil, o último derramamento de grandes proporções ocorreu em 2000, no Rio de Janeiro, quando foram lançados 1,3 milhões de litros de óleo. Engana-se, porém, quem acredita que os derramamentos são a única fonte de riscos e impactos negativos da exploração e produção de petróleo no mar. Após 45 dias, um poço perfurado já representa uma fase de impactos agudos sobre a fauna e flora. São descartados fluidos de perfuração, cascalhos saturados de diferentes substâncias e compostos tóxicos, incluindo metais pesados como mercúrio, cádmio, zinco e cobre. Na fase do refino, existe o problema do descarte de efluentes líquidos, a emissão de gases e vapores tóxicos para a atmosfera, além dos resíduos sólidos, normalmente armazenados em aterros industriais.Já os impactos produzidos pelo derramamento de óleo na água são mais visíveis. Especialistas em poluição enfatizam que os acidentes deixam marcas por vinte anos ou mais e que a recuperação é sempre muito longa e difícil, mesmo com ajuda humana. O contato com o petróleo causa efeitos gravíssimos principalmente em plantas e animais. O óleo recobre as penas e o pelo dos animais, sufoca os peixes, mata o plâncton e os pequenos crustáceos, algas e plantas na orla marítima. Nos mangues, o petróleo mata as plantas ao recobrir suas raízes, impedindo sua nutrição. Além disso, a baixa velocidade das águas e o emaranhado vegetal nesses locais dificultam a limpeza. Ou seja, a utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, com a produção de gases que poluem a atmosfera.
Termino esta postagem deixando uma pergunta no ar. O petróleo traz mais benefícios ou malefícios à população?